Twitter

miércoles, 29 de febrero de 2012

Tinkunaco 0259/12 - Re: [RED ALAL] Fw: Alerta do Google - amianto....ESTADO DO PARANÁ IRÁ VOTAR AMANHÃ LEI DE PROIBIÇÃO DO AMIANTO

Prezado Deputado Cheida e amigos paranaenses,
 
Com o coração cheio de esperança, dedos cruzados (herança de nossas supersticiosas avós) e saltitando de emoção aguardamos este grande dia quando mais uma vez, na vanguarda da história, este maravilhoso estado do Paraná,  hoje infelizmente o maior produtor de cimento-amianto do país, será o protagonista de uma importante decisão que terá, sem dúvidas alguma, imenso reflexo em todo o território nacional.
Estaremos conectados com vocês e, como foi em Turim, recentemente, renovamos nossa esperança para que se promova a tão desejada JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL e ponha fim a esta tragédia sanitária que envergonha a humanidade.
Por favor nos informem tão logo se tenha uma decisão.
Parabéns Dr. Cheida e ao brioso povo do Paraná e que do alto das Cataratas do Iguaçu, orgulho nacional, possamos BRADAR nosso grito de guerra: HASTA LA VITÓRIA, SIEMPRE!!!!!
Como se diz na Itália para desejar boa sorte: "In bocca al lupo" e responderemos em coro "Crepi il lupo" (que em tradução não faz sentido por ser uma expressão idiomática.... que se traduziria na boca do lobo e em coro "desejamos que ele morra"...sutilezas da língua.....mas foi o que mais ouvimos em Turim e por isto, para dar sorte, IN BOCCA AL LUPO!
Fernanda Giannasi e direção da ABREA
 
 
----- Original Message -----
Sent: Tuesday, February 28, 2012 9:28 PM
Subject: Alerta do Google - amianto

Notícias 1 resultado novo para amianto
 
Deputado quer proibir uso e fabricação de amianto no PR
Bondenews
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná vota nesta quarta-feira (29) o projeto de lei 76/2011, que proíbe o uso ea fabricação do amianto no Paraná. A proposta, de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), ...
Veja todos os artigos sobre este tópico »

28/02/2012 -- 20h19
Deputado quer proibir uso e fabricação de amianto no PR
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná vota nesta quarta-feira (29) o projeto de lei 76/2011, que proíbe o uso e a fabricação do amianto no Paraná. A proposta, de autoria do deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), segue em regime de urgência na Casa.

Da primeira vez que o projeto entrou em pauta na comissão, a discussão terminou com um parecer contrário da deputada Mara Lima (PSDB), que teve pedido de vistas do deputado Rasca Rodrigues (PV). Agora, serão votados os dois posicionamentos.

O que é o amianto?

O amianto é utilizado na produção de telhas, caixas d’água, guarnições de freio (lonas e pastilhas) e revestimento de discos de embreagem, além de outros materiais plásticos reforçados, tintas, pisos vinílicos, tecidos, entre outros. Em todas as suas formas, este mineral provoca câncer e outras doenças que levam à morte. "Não há índice de exposição segura ao amianto", alerta Cheida, autor do projeto.

O mineral está proibido em 66 países. No Brasil, cinco estados e 20 municípios já tomaram a medida. Diversas empresas brasileiras já foram condenadas pela Justiça a indenizar famílias de funcionários que morreram em virtude de doenças provocadas pela aspiração do pó de amianto.

Alternativas

O banimento do amianto não significa desemprego porque não há fechamento de fábricas – as indústrias do segmento fazem a adaptação do seu processo de produção, com outros materiais, a exemplo de outros países.

Informação

O projeto de lei ainda determina ampla divulgação dos efeitos nocivos do amianto, bem como da existência de tecnologias, materiais e produtos substitutos menos agressivos à saúde, além de orientações sobre como proceder com a manutenção dos produtos já instalados e usos até sua completa eliminação, incluindo os cuidados com os resíduos gerados e sua correta destinação final. O projeto ainda prevê capacitação técnica dos profissionais da saúde para diagnóstico, prevenção e tratamento da população contaminada.
La Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas agradece su participación.
A Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas agradece a sua participação.
Para ingresar en la RED encamine mensaje para assinar-alal@grupos.com.br;




No hay comentarios:

Publicar un comentario