Twitter

lunes, 26 de septiembre de 2016

Tinkunaco 2.322/16 - 'Soluções inéditas' da Lava Jato têm um nome: Tribunal de Exceção

Janio de Freitas

'Soluções inéditas' da Lava Jato têm um nome: Tribunal de Exceção


Alan Marques - 4.ago.2016/Folhapress
Brasilia, DF, Brsasil, 04/08/2016: O juiz da Lava Jato, Sergio Moro, fala na comissao especial da Camara que a analisa o projeto do lei de combate a corrupcao.
O juiz Sergio Moro, em audiência de comissão da Câmara

A realidade não precisa de batismo nem definição, mas ambos tornam mais difundidas a sua percepção e compreensão. Esse é o auxílio que o país recebe de um tribunal do Sul, quando os fatos fora do comum se multiplicam e parecem não ter fim: a cada dia, o seu espetáculo de transgressão. 

Foi mesmo um ato tido como transgressor que levou o tribunal, ao julgá-lo, a retirar a parede enganadora que separava a realidade de certos fatos e, de outra parte, a sua conceituação clareadora. Isso se deu porque o Tribunal Regional Federal da 4a Região (Sul) precisou decidir se aceitava o pedido, feito por 19 advogados, de "processo administrativo disciplinar" contra o juiz Sergio Moro. O pedido invocou "ilegalidades [de Moro] ao deixar de preservar o sigilo das gravações e divulgar comunicações telefônicas de autoridades com privilégio de foro [Dilma]". Parte das gravações, insistiu o pedido, foram interceptações "sem autorização judicial". 

Se, entre os 19, alguém teve esperança de êxito, ainda que incompleto, não notara que recursos contra Moro e a Lava Jato naquele tribunal têm todos destino idêntico. Mas os 19 merecem o crédito de haver criado as condições em que o Judiciário reconheceu uma situação nova nas suas características, tanto formais como doutrinárias. Nada se modifica na prática, no colar de espetáculos diários. O que se ganha é clareza sobre o que se passa a pretexto da causa nobre de combate à corrupção negocial e política.

No hay comentarios:

Publicar un comentario