Twitter

viernes, 3 de junio de 2011

Tinkunaco 0442/11 - Fw: Licença para matar e desmatar


Fundação Lauro Campos - Socialismo e Liberdade
Para entrar em contato, escreva para fundacao@socialismo.org.br
Licença para matar e desmatar
Léo Lince   
Léo LinceExiste, sim, um nexo efetivo entre a votação do Código Florestal e os novos assassinatos de trabalhadores rurais. Não adianta negar. Por mais que cause irritação em setores do governo, nos donos do agronegócio e nos políticos que lhes prestam serviço no parlamento brasileiro, tal vínculo existe. É ele, aliás, que explica também o surto atual de crescimento das áreas desmatadas.
Leia e comente...
O Estado não pode lavar as mãos diante de mortes anunciadas
Comisão Pastoral da Terra   
CPTA Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra reputa como muito estranhas as afirmativas de representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Pará, do Ibama e do Incra que disseram no dia 25 de maio desconhecer as ameaças de morte sofridas pelos trabalhadores José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, assassinados a mando de madeireiros no dia 24, em Nova Ipixuna (PA). O ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, chegou a afirmar que o casal não constava de nenhuma relação de ameaçados em conflitos agrários, elaborada pela Ouvidoria ou pela Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo.
Leia e comente...
Código Florestal: retrocesso e vergonha nacional
Ivan Valente   
Código FlorestalO Código Florestal Brasileiro foi devastado na noite de ontem com aprovação de um texto que permite culturas nas APP's e anistia produtores que desmataram até 2008. Uma noite histórica e de prejuízo ao meio ambiente e para as gerações futuras do Brasil. Veja quais os deputados que disseram NÃO a este retrocesso ambiental.
Leia e comente...
PSOL aponta 50 problemas no substitutivo do Código Florestal
Liderança do PSOL   
Código FlorestalNota técnica acerca das 50 flexibilizações problemáticas do "novo substitutivo" ao PL 1.876/99 introduzidas pelo relator Aldo Rebelo após acatamento em 11/05/2011 da Ëmenda de Plenário no 186"(PMDB) ao texto aprovado na Comissão Especial do PL 1,876/99 que revoga a Lei 4.771/65 do Código Florestal Brasileiro.
Leia e comente...
Destruição e impunidade não podem vencer
Dante José de Oliveira e Peixoto   
Código FlorestalO código florestal brasileiro é a lei que rege toda a relação da estrutura fundiária nacional com a preservação florestal, sendo responsável, em linhas gerais, por delimitar os índices mínimos aceitáveis de remanescentes florestais visando à preservação da biodiversidade, a garantia das funções social, ambiental e econômica da terra, além da garantia de que áreas que se tornariam de risco caso desmatadas ou ocupadas sejam preservadas.
Leia e comente...
O que comemorar na Semana do Meio Ambiente?
Heitor Scalambrini Costa   
Heitor Scalambrini CostaNo dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, A criação desta data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia. Haeckel foi um naturalista que ajudou a popularizar o trabalho de Charles Darwin.
Leia e comente...
Carta Aberta aos Petistas
Milton Temer   
Milton TemerCom a legitimidade de quem cumpriu dois mandatos de deputado federal; e de quem por duas vezes disputou a presidência, representando os segmentos mais combativos e identificados com o programa socialista, é que me considero na obrigação de me dirigir aos militantes e a alguns dirigentes do Partido dos Trabalhadores. 
Embora seja fundador do PSOL, não considero possível qualquer possibilidade de êxito de nossos movimentos táticos, conjugados com os objetivos estratégicos de transformação qualitativa da sociedade brasileira, sem a participação, e até parceria ativa, dos segmentos sociais que hoje se representam no PT.
Leia e comente...
Alcoolismo
Heloísa Helena   
Heloísa HelenaO álcool é a droga preferida de 70% dos brasileiros; é a droga de maior prevalência de uso na vida (53,2%); já é utilizada por 52% de crianças de 9 a 12 anos (32% destes já usaram em doses elevadas até a completa embriaguez); é responsável por mais de 95% das internações hospitalares provocadas por drogas; é identificada como porta de entrada para outras drogas em 68% dos adolescentes; está diretamente relacionada a 76% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais; está inserida em mais de 60% dos homicídios e em 80% dos casos de violência sexual contra crianças e agressão e mutilação a mulheres nos seus lares; entre outros!
Leia e comente...
Strauss-Kahn: uma metáfora das práticas do FMI
Leonardo Boff   
Leonardo BoffO leitor ou leitora pensará que foi uma tragédia o fato de o Diretor-gerente do FMI, Strauss-Kahn, ter dado asas ao seu vício, a obsessiva busca por sexo perverso, nu, correndo atrás de uma camareira negra na suite 2806 do hotel Sofitel em Nova York, até agarrá-la e forçá-la a praticar sexo, com detalhes que a Promotoria de Nova York, descreve em detalhes e que, por decência, me dispenso de dizer. Para ele não era uma tragédia. Era uma vítima a mais, entre outras, que fez pelo mundo afora. Vestiu-se e foi direto para o aeroporto. O cômico foi que, imbecil, esqueceu o celular na suite e assim pôde ser preso pela polícia ainda dentro do avião.
Leia e comente...
O Brasil, o FMI e o Mundo
Paulo Passarinho   
Paulo PassarinhoA vaga deixada em aberto pela renúncia de Dominique Strauss-Khan do cargo de Diretor- Gerente do FMI abriu uma aparente disputa entre diferentes pretendentes ao cargo. Nesta semana, estiveram aqui no Brasil dois postulantes: a ministra de Finanças da França, Christine Lagarde, e o mexicano, presidente do Banco Central do seu país, Agustin Carstens.  Essas movimentações reforçam dois aspectos que devem ser mais bem entendidos, fora do contexto da manipulação política e mediática, que em muito dificulta uma real compreensão do que de fato hoje se passa no cenário das relações de disputa entre diferentes Estados nacionais.
Leia e comente...
Introdução ao Marxismo
Ernest Mandel   
Ernest Mandel (1923-1995)Da sociedade primitiva sem classes, a humanidade passou a sociedade dividida em classes; esta da lugar a sociedade socialista sem classes do futuro. Os modos de produção sucedem-se. Inclusive antes de desaparecerem, estão submetidos a constantes mudanças. A classe dominante de hoje é muito diferente da classe proprietária de escravos que dominava o Império romano. O proletariado contemporâneo é por sua vez diferente do servo medieval. Entre um pequeno fabricante do inicio do século XIX, e o senhor Rockefeller o chefe do truste Rhóne-Poulenc de hoje, há todo um mundo de diferenças. Tudo muda, tudo está em perpetuo movimento.
Leia e comente...
A volta de Zelaya
Pedro Fuentes   
ZelayaO povo da Honduras explodiu de alegria e entusiasmo. Esse mesmo povo que tem feito a mais longa e organizada resistência contra um golpe em nosso continenete e que criou o FNRP, que é hoje em dia a organização de massas de mais dinamismo que há na América Latina, recebeu com uma grande manifestação o retorno de Zelaya.
Leia e comente...
Ao vivo: do corredor da morte
Deisy Francis Mexidor   
Munia Abu-JamalA história do sistema de justiça dos Estados Unidos contém inumeráveis páginas que a desdouram, uma delas a de Mumia Abu Jamal, o mais célebre dos condenados à morte nesse país. Abu-Jamal, jornalista e ex-membro do Partido Panteras Negras (Black Panthers Party), foi acusado de matar um policial branco na Filadélfia em 1981. Em 1982 foi sentenciado à pena capital, depois de um julgamento amplamente criticado por parcial, viciado e racista. As evidências conduziram a provas irrefutáveis: o agente morto foi impactado por uma arma calibre 44, enquanto a de Mumia, segundo as provas periciais, era uma calibre 38.
Leia e comente...
Meios, "todólogos", adivinhos e profetas do 15-M
Ángeles Diez   
EspanhaOs meios de comunicação tiveram um relacionamento complexo, mas não contraditório, com o movimento 15-M. Em termos gerais, a primeira reação foi o silêncio, quase o desdém: apenas três veículos se apresentaram à roda de imprensa que informava sobre a mobilização prevista em 15 de maio. A maciça ocupação do espaço público por parte da população e a difusão das mobilizações pelos meios estrangeiros arrastaram os meios espanhóis, temerosos de perder credibilidade. Quando a realidade não pode ser omitida, melhor arejá-la para poder "geri-la". O tratamento e a imagem construída foi, de início, amável: jovens rapazes – já se sabe que os jovens tem energia e sempre estão inconformados –, lemas genéricos – a audiência sabe que vive em uma democracia, imperfeita, claro, mas que pode ser melhorada –, indignação – não é um movimento original, mas se deve ao livro do francês Stéphane Hessel, "Indignez-vous!" (Indignem-se, em livre tradução). Deve-se conjurar o perigo desde o início.
Leia e comente...
Maio de 2011: um balanço sangrento
Aldo Santos   
Aldo SantosO mês de maio tem início com a morte de Osama Bin Laden, cheia de controvérsias e de práticas abjetas por parte do governo Americano, o mesmo governo que foi laureado com o prêmio Nobel da Paz, nesse episódio determina o fuzilamento implacável sem direito a defesa ou a interrogatórios amplamente esclarecedores e possivelmente comprometedores, portanto, um revide igualmente terrorista.  No mês de maio de 2011, além da referência da farsa da abolição em 13 de maio de 1888, transformado em dia de denunciar o racismo, vários episódios aconteceram no cenário da luta contra o preconceito racial, contra a homofobia, contra a corrupção e contra o projeto do "comunista do capital" Aldo Rebelo.
Leia e comente...

No hay comentarios:

Publicar un comentario