Twitter

jueves, 16 de junio de 2011

Tinkunaco 0498/11 - Fw: [RED ALAL] AMIANTO: NOTÍCIAS DE 16.6.2O11 - MATO GROSSO É O QUINTO ESTADO BRASILEIRO A BANIR O AMIANTO


Caros amigos e amigas,

Na data de ontem, deputados estaduais de Mato Grosso derrubaram o veto do governador e aprovaram lei de banimento do amianto naquele estado, que passa a ser o quinto (5º.) da federação que proíbe a fibra cancerígena.

Cumprimentamos os deputados e a população de Mato Grosso por esta grande vitória.
A luta continua

Fernanda Giannasi

Em http://www.topnews.com.br/noticias_ver.php?id=5323

 

Parlamentares derrubam veto e proíbem uso de amianto em MT


16/06/2011 - 08:39:14

Fonte: Alline Marques/ Olhar DIreto


Os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Silval Barbosa (PMDB) ao projeto de Lei nº 678/08, que proíbe, em Mato Grosso, o uso de produtos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. A partir de agora, materiais como caixa d’água deverão ser substituídas devido aos sérios riscos que o mineral pode provocar danos à saúde do cidadão.

O projeto também prevê a proibição de quaisquer outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na composição. Por ser barato e resistente ao calor e ao fogo, ele é muito usado para fabricação de tetos e pisos, além de canos, tetos, freios, porém podem provocar sério riscos ao cidadão e quando inalado pode provocar doenças respiratórias, tais como: câncer de pulmão e no peito, e asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves.

O amianto é amplamente produzido e usado no Brasil, apesar de alguns esforços isolados para se banir a substância. O Brasil é o terceiro maior produtor e exportador de amianto, que é vendido para países como Colômbia e México. O país também é o quinto maior consumidor do produto. As 11 empresas que trabalham com o produto empregam mais de 3,5 mil pessoas diretamente e movimentam R$ 2,5 bilhões por ano.

O projeto havia sido vetado no começo deste ano e agora deverá se tornar lei no estado, servindo de exemplo para outras entidades federativas.

 

La Asociación Latinoamericana de Abogados Laboralistas agradece su participación.
A Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas agradece a sua participação.
Para ingresar en la RED encamine mensaje para assinar-alal@grupos.com.br  



No hay comentarios:

Publicar un comentario